top of page
medico especialista que trata neuralgia do trigemeo

Neuralgia do trigêmio

O que é a neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia (ou nevralgia) do nervo trigêmeo é um distúrbio nervoso que provoca uma dor extremamente forte na região do rosto por onde passa o nervo trigêmeo.

O nervo trigêmeo é um nervo que passa de cada lado do rosto, se divide em 3 ramos e é responsável pela sensibilidade daquela região da face. Quando há lesão, inflamação ou compressão do nervo, gera uma dor lancinante no território do ramo envolvido, podendo ser em um ramo apenas ou em mais de um.

neuralgia do trigemio em curitiba

V3

V1

V2

V1: Ramo oftálmico: leva a dor na região frontal, da testa, até ao redor do olho

V2: Ramo Maxilar: Leva a dor na região maxilar ( na maçã do rosto), podendo começar perto do ouvido

V3: Ramo Mandibular: Dor na região mandibular, podendo se estender desde perto do lóbulo da orelha até o queixo ou boca. 

A dor pode ocorrer na forma de fisgadas rápidas, dor em queimação ou em choque.

O mais comum é uma dor insuportáve, muitas vezes tida como a "pior da vida", cujo tratamento com medicações analgésicas usuais não são suficientes!

É muito comum as dores serem confundidas com enxaquecas, dores de dente, frequentemente levando a abordagens terapêuticas e até cirúrgicas erroneamente.

especialista em nevralgia do trigemio em curitiba

Causas da Neuralgia do trigêmeo

Existem várias causas para a neuralgia do trigêmio. A mais comuns são conflitos neurovascular, em que uma artéria ou mesmo uma veia encosta no nervo. Nem sempre que um vaso sanguíneo encosta provoca algum sintoma e os exames como ressonância magnética, embora indicados, muitas vezes não conseguem determinar uma causa exata.

Outras causas como esclerose múltipla e tumores (na maioria das vezes benignos), podem ocorrer também e um exame de imagem único como a ressonância é capaz de afastar estas causas.

Existem várias motivos para a dor da neuralgia do trigêmio ainda se manter. O primeiro é o tratamento está errado, ou até mesmo o diagnóstico. Outra possibilidade, é o tratamento apesar de correto ser insuficiente, e o ajuste de dose ser necessário. Por fim, o remédio pode ser necessário ser trocado ou adicionado, como adicionar o tratamento com toxina botulínica.

Além disso, existem casos refratários, e aí a cirurgia é o melhor caminho.

Embora não seja uma cura, há grande possibilidade de com a cirurgia, haver remissão das dores.

bottom of page