Tremor Essencial
O que é Tremor Essencial?
O Tremor Essencial é o tipo mais comum de tremor existente, mas pode ser muito incômodo e até incapacitante!
O Tremor Essencial é um tipo especial de tremor, que aparece quando a pessoa movimenta os braços ao escrever ou pegar um objeto, ou ainda quando mantêm parados os membros contra a gravidade.
Ele pode se iniciar ainda na juventude, com piora discreta ao longo dos anos, ou então após os 60 anos, confundindo e preocupando o paciente quanto à suspeita de Doença de Parkinson.
O Tremor Essencial costuma ser bem diferente do tremor do paciente com Parkinson, que é um tremor que surge quando o paciente está com os membros em repouso, relaxado e que costuma melhorar ao realizar um movimento, diferente do Tremor Essencial que piora ao movimento ou à postura.
Nem sempre a diferenciação entre os tremor é simples. Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.
Como é diagnosticado o Tremor Essencial
O diagnóstico do Tremor Essencial é clínico, isso quer dizer que não requer a realização de exames de imagem ou exames laboratoriais e é feito na própria consulta médica com o médico especialista, através da história característica e também de acordo com a resposta ao tratamento específico.
Alguns exames laboratoriais geralmente são necessários para excluir causas associadas, como alterações hormonais como hipertireoidismo, infecções sistêmicas, polineuropatias, dentre outros.
Isso é verdade. Mas muito cuidado! Isso não é e não pode ser nunca um tratamento! Mesmo porque o efeito é extremamente passageiro. E após o efeito passar, em geral, o tremor piora!!
É verdade que ingerir álcool melhora o Tremor Essencial?
Como é feito o tratamento do Tremor Essencial
O tratamento do Tremor Essencial é feito através de medicamentos específicos, sendo a primeira escolha, beta bloqueadores não seletivos, como o propranolol.
Outros medicamentos, como Primidona e Fenobarbital, Gabapentina também são utilizados e podem ser muito úteis.
Como todo tratamento, as doses variam muito, sendo necessário acompanhamento regular, para determinar o ajuste de doses e a necessidade de mudança da medicação.
Em casos refratários às medicações usuais, pode ser realizado toxina botulínica, tanto em membros como no tremor cefálico ( tremor da cabeça).