Tratamento do
Tremor Essencial
Qual o melhor tratamento para o tremor essencial?
O tratamento do tremor essencial pode devolver a qualidade de vida da pessoa!
O tratamento do Tremor Essencial deve levar em consideração o gênero da pessoa, a idade, as doenças preexistentes, o peso dentre outros fatores.
Claro, que existem alguns medicamentos que funcionam para a maioria das pessoas. Mas importante deixar claro, que você pode não ser como a maioria das pessoas, e está tudo bem!
Alguns medicamentos são, em geral, mais úteis que outros, mas o tratamento deve ser direcionado, para levar vários fatores em consideração. Quando o tremor é leve, quase sempre, um medicamento apenas, é suficiente. Mas quando o tremor piora, e isso pode acontecer ao longo da vida, uma combinação de medicamentos ou até mesmo cirurgia pode ser necessário.
Explicando os medicamentos usados para Tremor Essencial
Os medicamentos são classificados de acordo com sua classe. Isso quer dizer, sobre o mecanismo de ação do remédio. Um remédio, pode ser usado para mais de um fim. Então, aquele medicamento que está escrito: "remédio para pressão alta", pode ser, sim, usado para mais outras coisas (mesmo que você não tenha pressão alta). E não se preocupe, sua pressão não vai abaixar ! (se você tiver seguindo as orientações do médico adequadamente!)
Conheça os principais remédios para Tremor Essencial
Uma das classes de medicamento com maior eficácia no tratamento do tremor essencial, são os Beta-bloqueadores (assim chamados devido ao mecanismo de ação).
São Beta-bloqueadores mais comuns e utilizados:
Propranolol
Atenolol
Metoprolol
Carvedilol
(dentre muitos outros- em geral terminam com " ol ").
Lado bom: São muito eficazes, e quase sempre não levam a nenhum efeito colateral! Pode ser iniciado em doses baixas como 20mg por dia (do propranolol). E aumentado até 320mg, se for necessário!
Na maioria das vezes, doses de 80-160mg são as mais úteis (e possuem grande tolerabilidade, com quase nenhum efeito colateral).
Lado ruim: É contra-indicado para quem tem asma, ou algumas arritmias, como bloqueios de ramo.
Podem diminuir a frequência cardíaca, o que nem sempre é um problema, mas importante para vigiar nos idosos, ou em quem já usa vários remédios. Em doses maiores, aí pode ter ação de abaixar a pressão (mas este é um remédio que abaixa pouco a pressão, mesmo em doses altas!).
Os Anticonvulsivantes também são muito úteis no tratamento do Tremor Essencial
São exemplos de anticonvulsivantes usados no tratamento do Tremor Essencial:
Primidona
Fenobarbital
Gabapentina
Pregabalina
Topiramato
Lado bom: São eficazes, e existem vários, que podem ser usados juntos entre si, ou então junto com os betabloquadores.
Lado ruim: A depender do remédio, podem ter mais efeitos colaterais, como queda de cabelo, sonolência. Mas depende muito do remédio e da dose utilizada!
Cirurgia para Tremor Essencial
A cirurgião mais utilizada é a implantação de um marca-passo, chamado DBS (Deep Brain Stimulation). Esta é a mesma cirurgia da doença de Parkinson, mas coloca o marca-passo em outro lugar no cérebro. Existem outros tipos de cirurgia também como as cirurgias ablativas.
A cirurgia é indicada para os casos refratários ao tratamento medicamentoso, em que o tremor é altamente limitante ou incapacitante. Não é uma cura. Mas a resposta é muito boa na maior parte das pessoas, quando bem indicado.