Neuralgia do trigêmio
O que é a neuralgia do trigêmeo?
A neuralgia (ou nevralgia) do nervo trigêmeo é um distúrbio nervoso que provoca uma dor extremamente forte na região do rosto por onde passa o nervo trigêmeo.
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em evento ocorrido em 25 a 27 de Novembro de 2021em Florianópolis/SC, reuniu grandes especialistas do país para discussão de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.
3ºCongresso Pan Americano de Distúrbios do Movimento
Miami, Flórida, EUA
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em evento ocorrido em 22 a 24 de Fevereiro de 2020, em Miami, EUA, em que participaram as maiores autoridades em distúrbios do movimento, do Brasil e do Mundo.
Buenos Aires, Argentina
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em congresso ocorrido em 16 a 17 de Agosto de 2019, em Buenos Aires, Argentina, onde discutiram sobre o diagnóstico e tratamento de Doenças Raras, com os maiores especialistas do Mundo.
O nervo trigêmeo é um nervo que passa de cada lado do rosto, se divide em 3 ramos e é responsável pela sensibilidade daquela região da face. Quando há lesão, inflamação ou compressão do nervo, gera uma dor lancinante no território do ramo envolvido, podendo ser em um ramo apenas ou em mais de um.
V3
V1
V2
A dor pode ocorrer na forma de fisgadas rápidas, dor em queimação ou em choque.
O mais comum é uma dor insuportáve, muitas vezes tida como a "pior da vida", cujo tratamento com medicações analgésicas usuais não são suficientes!
É muito comum as dores serem confundidas com enxaquecas, dores de dente, frequentemente levando a abordagens terapêuticas e até cirúrgicas erroneamente.
V1: Ramo oftálmico: leva a dor na região frontal, da testa, até ao redor do olho
V2: Ramo Maxilar: Leva a dor na região maxilar ( na maçã do rosto), podendo começar perto do ouvido
V3: Ramo Mandibular: Dor na região mandibular, podendo se estender desde perto do lóbulo da orelha até o queixo ou boca.
Causas da Neuralgia do trigêmeo
Existem várias causas para a neuralgia do trigêmio. A mais comuns são conflitos neurovascular, em que uma artéria ou mesmo uma veia encosta no nervo. Nem sempre que um vaso sanguíneo encosta provoca algum sintoma e os exames como ressonância magnética, embora indicados, muitas vezes não conseguem determinar uma causa exata.
Outras causas como esclerose múltipla e tumores (na maioria das vezes benignos), podem ocorrer também e um exame de imagem único como a ressonância é capaz de afastar estas causas.